CAPACITAÇÃO E RECAPACITAÇÃO

REVIVER: Treinamento do Programa de Integridade/ Compliance

Há cinco meses – desde Julho – o Complexo Penitenciário Anísio Jobim – COMPAJ (Manaus-AM) tem a REVIVER como empresa privada cogestora, em parceria com o poder público. Pela segunda vez realiza um curso de Capacitação e Recapacitação, com seis dias de duração – iniciado em 26/11 e finalizado em 01/12/19.

Gerente Regional de Operações Alcimar Soares, ministrando uma das aulas, durante o Curso

Treinamento do Programa de Integridade/ Compliance
Dentro do programa do curso – que tem como Diretora de Capacitação da REVIVER, a Gerente Executiva Jirlene Gomes – há uma equipe composta por vários profissionais devidamente capacitados e especializados. O Programa de Integridade / Compliance é um dos importantes conteúdos a serem compartilhados, sob orientação da Gerente Jurídica Graça Queiroz, que numa breve entrevista, esclareceu a relevância e como a cultura do Programa de Integridade se faz importante para a sustentação, manutenção e crescimento de uma empresa.

“Devemos ter em mente que a ética e a transparência são fatores prioritários dentro das empresas, e nos dias atuais, tal questão é cada vez mais relevante. Portanto, para a REVIVER, que já possui a certificação ISO 9001:2015, avançar para um Programa de Integridade/Compliance é sustentar ainda mais a boa reputação e credibilidade da empresa, garantindo a sua saúde financeira, assegurando a geração de empregos e diminuindo riscos de danos” declarou a Gerente do Jurídico, Graça Queiroz.

Gerente do Jurídico, Dra. Graça Queiroz, a responsável por aplicar o Treinamento do Programa de Integridade à turma de Manaus(AM) no Curso de Capacitação e Recapacitação da REVIVER

ENTREVISTA:
1) Comunicação: Para a REVIVER que já é uma empresa certificada, consequentemente uma empresa com padronização, organização de seus processos, e que anualmente é avaliada por um órgão certificador, a implementação de um Programa de Integridade ou Compliance tem mais facilidade? O que muda, se a empresa já possui normas bem estabelecidas e inclusive tem sido avaliada ano após ano?

Graça Queiroz: Gerente do Jurídico: De fato, a ISO 9001 traz para a empresa um sistema de gestão da qualidade e melhoria constante de processos, como ferramenta para ajudar a identificar e corrigir processos internos ineficientes ou não conformes, permitindo que a empresa seja sustentável e cresça mantendo sempre a qualidade de seus produtos ou serviços, notadamente com foco na satisfação do cliente. No mesmo sentido o Programa de Integridade/ Compliance vem maximizar a cultura da organização dos procedimentos, aliando o SGQ à cultura da ética e integridade, cumprindo e observando rigorosamente a legislação à qual se submete e aplicando princípios éticos nas suas tomadas de decisões, em todos os níveis da empresa.

2) Comunicação: Esse Programa de Integridade ou Compliance tem acarretado mudança nos procedimentos e funções de colaboradores?
G.Q.: Com certeza, pois ter um Sistema de Integridade ou Compliance implantado implica em “estar de acordo”, ou seja, de forma permanente obedecer às normas internas e externas, comprometendo-se com a integridade, possuir ferramentas que garantam monitoramento e assegurem que todos os envolvidos estejam cientes e de acordo com as normas de conduta da empresa, e quando falamos de todos, são incluídos os colaboradores, independente do seu nível hierárquico, a alta direção, fornecedores, clientes e tantos quantos tenham alguma relação ou contato com a empresa.

3) O que esperar desta turma de Manaus em relação ao Treinamento?
G.Q.: O curso será ministrado tanto para as turmas de profissionais que ainda vão compor o quadro reserva da empresa, bem como para todos os colaboradores que já laboram na REVIVER, e esperamos que cada uma destas pessoas consigam entender a importância da cultura da ética e da integridade tanto em suas atividades no âmbito profissional, como no dia a dia das demais áreas de suas vidas. O Brasil necessita deixar de ser o país do “jeitinho” ou da “lei de Gérson” ou de altos níveis de corrupção, e cada brasileiro é decisivo nesta mudança.